Conheça quais as melhores praias em Salvador para aproveitar um incrível dia de sol na Bahia.

Bahia é sinônimo de sol, calor e deliciosas praias com águas refrescantes para se divertir e curtir o clima que se encaixa perfeitamente com o lugar. E para quem quer aproveitar a viagem e descobrir todos os mistérios e maravilhas que Salvador tem a oferecer, é preciso saber quais os lugares que não podem deixar de constar no seu roteiro e sem dúvida as praias estão no topo da lista. 

Repletas de praias exuberantes, cada uma possui as suas peculiaridades que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o lugar correto, para que seja possível desfrutar o máximo possível do local. 

A escolha deve ser feita: pela distância? Pelo público? Pelo tipo de mar? Ou até mesmo pela comodidade? Para quem está vindo, saber essas informações pode garantir uma esplêndida ida à praia.   

Praia de Amaralina
Logo em frente ao Salvador Express Praia Hotel é possível visualizar o extenso calçadão que permite uma longa caminhada ao pôr do sol, uma corrida para manter o exercício em dia com direito a refrescante brisa marítima e que permite o acesso até a areia da Praia de Amaralina. 
Com águas agitadas e fortes ondas, o local é o preferido dos praticantes de surf, pois as águas são propícias para realização desse esporte.   

Praia do Farol Barra
Um dos maiores cartões postais de Salvador, as praias da Barra são uma das mais famosas e visitadas da Bahia. Lá é possível banhar-se nas águas do Porto, ao lado do Forte de Santa Maria e com vista para Baía de Todos os Santos, sendo a preferência da maioria dos baianos por suas piscinas naturais, águas cristalinas - durante a maré baixa -  formadas pela composição rochosa do local, perfeitas para as crianças brincarem e muito frequentada também por praticantes de esportes como windsurf, stand up paddle, remo, caiaque, entre outros. 
  
Um pouco antes de chegar no Porto, tem a Praia do Farol, onde está localizado a grandiosa Fortaleza de Santo Antônio que abriga em seu interior o Museu Náutico da Bahia. Ótima para tomar banho, com águas em sua maior parte do tempo, bastante tranquilas, o lugar pela manhã serve de palco para os praticantes de exercícios que costumam fazer corridas pelo extenso calçadão ou até mesmo aulas de funcional na areia. Do outro lado da rua, é possível a degustação de diversos aperitivos nos barzinhos ou sorveterias que cercam o local, que efervesce a noite. 

Ao anoitecer, é costume as pessoas se juntarem na ponta do farol para aplaudir e  observarem um incrível pôr-do-sol ao som de música tocadas no violão por frequentadores assíduos, que tornam do momento e a vista ainda mais especial. 

Praia de Piatã
Abrigando um extenso calçadão,  muito utilizado para prática de exercícios como caminhadas, corridas, pedalar, entre outros, com uma incrível vista para praia de Piatã e sua grande faixa de areia, se encontra uma outra opção muito popular da cidade. 
Essa praia de mar aberto, possui ondas que atraem a surfistas e praticantes de windsurf durante a maré alta. Quando a maré está mais baixa é um dos pontos favoritos dos banhistas, devido a águas calmas e profundas, ótimas para um mergulho. 
Na praia encontra-se o  ‘Parque dos Coqueiros de Piatã’, um coqueiral que faz parta da urbanização da orla, que torna a paisagem ainda mais bonita. 

Praia de Itapuã 
Muito conhecida pela música “Tarde de Itapuã” de Vinicius de Moraes e por também compor os cartões-postais da cidade, a Praia de Itapuã é tão encantadora quando descrita na música e ao chegar lá, percebe-se como faz jus ao lugar.

Com muitos quiosques e bares para agradar aos mais diversos tipos de paladares na orla da praia, o local é bastante frequentado pelos turistas e por todos os moradores da cidade, sendo um dos lugares favoritos pelas pessoas, seja para ir curtir um dia na praia ou comer o famoso acarajé da baiana Cira. 

Suas águas são calmas, cristalinas e com piscinas naturais formadas pelos arrecifes fazendo desse lugar uma escolha perfeita para uma tarde sol, não é atoa que principalmente nos finais de semana, ela atraia tantas pessoas.  

Praia de Buracão 
Uma das praias que apresentam a mais bela paisagem, com um ar rústico e aparentemente intocado, Buracão localizada no Rio Vermelho, traz a beleza e o conforto de uma praia reservada. 

Por seu acesso escondido, através do Alto do Rio Vermelho, torna-se uma praia pouco frequentada. Não é complicado chegar lá, porém não é tão fácil como as outras. Contudo, chegar lá compensa ao ver toda a beleza e tranquilidade do local. 

As águas são fortes, com bastante correnteza, não sendo indicado para crianças e idosos, mas tomando o natural cuidado, será um delicioso banho refrescante. 

Após passar o dia na praia, ao final da tarde o local se torna um dos mais badalados de Salvador, com seus diversos barzinhos e um dos acarajés mais famosos da cidade, o da Dinha, fica localizado no largo.

Praia do Flamengo
Para quem gosta de agito, público jovem e barracas requintadas com petiscos sofisticados, a praia do Flamengo em Stella Maris é a pedida certa.  A 26km do centro de Salvador, o ideal é tirar o dia para curtir essa praia. 

A maré tem águas agitada, porém não impede agradáveis mergulhos, e possibilita a  prática de esportes como surf. A extensa faixa de areia abriga vários jovens praticantes de esportes como futevôlei, frescobol, vôlei, entre outros. 
 
Praia da Boa Viagem
Localizada na Cidade Baixa, próxima a Igreja da Boa Viagem - existente desde o século XVIII - com águas tranquilas, quase sem ondas, é ideal para levar as crianças. A faixa curta de areia, abriga diversas opções de petiscos e mariscos por todo local, onde é possível admirar a beleza da Baía de Todos os Santos.  
Antes de curtir a praia dá para ir na Igreja do Senhor do Bonfim - um dos pontos turísticos mais famosos de Salvador -  para conhecer e até assistir a missa. 

Portanto, aproveite a viagem a Salvador para relaxar e conhecer com seus próprios olhos as famosas praias da Bahia que inspiram livros, poesias e músicas, descobrindo por si mesmo os tão comentados encantos que cercam essa cidade.