Vai viajar e não sabe o que fazer em Salvador? Conheça 7 pontos históricos da cidade que você não pode deixar de visitar!

Está vindo para Salvador e quer saber o que fazer na cidade? Não se preocupe! O que não falta são opções para curtir sua viagem ao máximo, inclusive alternativas de lugares históricos para se encantar ainda mais pela beleza cultural da cidade. 


Mas a verdade é que essas não são as únicas opções e nem só de praia vive Salvador! Conheça nesse post algumas atrações históricas para fazer na cidade e aproveitar ao máximo sua estadia por aqui! 

1. Igreja de São Francisco 

Uma coisa é fato: as igrejas centenárias espalhadas pela cidade e a arquitetura carregada de história encantam qualquer um, sobretudo quem não é religioso. 

E a Igreja de São Francisco é uma das mais belas igrejas da cidade, ainda que nem sempre seja de conhecimento dos turistas que visitam Salvador. Construída em 1723, o que transforma a igreja em uma dos principais lugares históricos da cidade é seu interior suntuoso decorado em ouro. 

Vale a pena dar uma olhada e procurar mais informações sobre o local que, não a toa, é uma das referências do barroco no Brasil. 

2. Pelourinho


E não dá para falar em atrações de Salvador sem citar, é claro, o Pelourinho. O local é o centro histórico da cidade, e contém desde museus importantes, como também lojinhas que vendem símbolos da cultura baiana. 

Se você está atrás de cenários lindos, com casarões e igrejas que nasceram junto com a cidade, esse é o lugar certo. Além disso, você encontra restaurantes e bares maravilhosos, incluindo o famoso Bar do Cravinho, que valem a pena visitar. 

Uma dica importante é você pesquisar os horários dos principais museus da região, já que muitos fecham antes das 18h. 

3. Elevador Lacerda

E falando em Pelourinho, também não podemos deixar de fora o Elevador Lacerda e sua vista maravilhosa. Inaugurado em 1873, o Elevador teve (e ainda tem) o papel importante de ligar a chamada Cidade Alta à Cidade Baixa, regiões de Salvador.

Mas o que impressiona mesmo é a vista do Elevador. Inclusive, assistir o pôr do sol lá do alto, com a vista linda da Baía de Todos os Santos, é uma experiência única que precisa estar no roteiro de sua viagem.  

4. Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia 

E você não precisa ir muito longe do Elevador Lacerda para conhecer uma das igrejas mais bonitas (e antigas!) de Salvador. A Basílica da Nossa Senhora da Conceição da Praia foi construída entre 1739 e 1849, mas no lugar já havia uma pequena capela erigida em 1549.

Isso a torna uma das igrejas mais antigas da cidade. E não se engane: ela também é uma das mais conservadas, e impressiona pela sua arquitetura barroca. O melhor de tudo é que ela não é muito difícil de ser encontrada aberta.

5. Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Já falamos de algumas das  igrejas mais antigas da cidade, mas ainda não falamos da que é, com certeza, a mais famosa atração histórica. A Igreja Nosso Senhor do Bonfim fica na Cidade Baixa e é famosa por causa da festa religiosa, que remete ao antigo ritual de lavagem da escadaria da igreja. 

Inclusive, a Festa do Bonfim, que acontece desde 1773, continua sendo uma das mais famosas da cidade, e leva milhares de pessoas para a região.

6. Casa de Jorge Amado

E se você é fã da literatura de Jorge Amado, vai se encantar com a antiga residência do escritor, que hoje é aberta para visitação e expõe as obras e escritor de uma forma íntima. 

Da cozinha, ao quarto do casal Jorge Amado e Zélia, a casa apresenta a vida do escritor em detalhes. A experiência é muito válida para quem tem interesse em literatura e deseja conhecer intimamente um dos maiores escritores baianos. 

A Casa de Jorge Amado fica no Rio Vermelho e abre de terça a domingo, das 10h às 17h. 

7. Noite do bairro do Rio Vermelho 

E falando em Rio Vermelho, não dá para viajar para Salvador sem conhecer a noite boêmia do bairro, que também é cenário de festividades religiosas, como a Festa de Yemanjá.

O local é tomado por bares e possui alguns dos acarajés mais famosos da cidade, como o Acarajé de Cira e de Dinha. Se você gosta de curtir a noite, dar um passeio no Rio Vermelho é uma boa ideia.  

E então, gostou de nossas dicas do que fazer em Salvador e está pronto para visitar os lugares históricos incríveis da cidade? Se você curtiu, acompanhe nossas redes sociais e receba outras dicas importantes para sua viagem!